Open top menu
domingo, 5 de janeiro de 2014


O antigo jogador do Benfica, morreu esta madrugada em Lisboa, devido a uma paragem cardiorespiratória. Tinha 71 anos.



O antigo jogador do Benfica, Eusébio da Silva Ferreira, morreu na madrugada de hoje em Lisboa, disse à Lusa fonte do clube.

A mesma fonte adiantou que Eusébio, de 71 anos, morreu às 4h30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O ex-futebolista era conhecido simplesmente como Eusébio e foi considerado um dos melhores futebolistas de sempre e o melhor do Benfica e de Portugal.

Apelidado de "pantera negra", o antigo jogador já vinha dando sinais de saúde debilitada, tendo estado internado em junho de 2012 no Hospital da Luz, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polónia. Estava em Poznan a acompanhar a seleção nacional durante o Campeonato da Europa de futebol, quando se sentiu mal e foi internado num hospital daquela cidade polaca.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.



eusebio.jpg

As reações à morte do Pantera Negra e homenagens a um dos maiores futebolistas portugueses começam a surgir. Veja algumas das declarações de famosos e personalidades portuguesas e internacionais.


Cristiano Ronaldo: "Sempre eterno Eusébio, descansa em paz".
José Mourinho: "Aquilo que Eusébio deixa torna-o imortal. Mais do que uma das grandes figuras do futebol, Eusébio é Portugal. Significa mais para Portugal do que para os portugueses". (RTP)Luís Figo: "The King!!! Grande perda para todos nós! O mais grande!!

Joseph Blatter: "O futebol perdeu uma lenda, mas o lugar de Eusébio entre os grandes nunca lhe será retirado. Eusébio foi um embaixador do futebol e da FIFA. Deixará saudades. Descanse em paz, Pantera Negra."
Simão Sabrosa: "Triste muito triste. Descansa em paz King. És eterno!! RIP Eusébio".
João Pereira: "Descansa em paz King Eusébio"
Pauleta"Era uma presença muito forte. Eram momentos únicos para nós.  A Seleção tornava-se mais forte sempre que ele estava presente".
Toni: "A família benfiquista e o futebol nacional estão de luto . O Benfica perde a sua maior referência. O Eusébio era uma estátua grega... É um dia de profunda consternação e tristeza". (RTP)
Joaquim Chissano: "Perdi um amigo. Quando jovens brincámos juntos, jogámos futebol... ele viveu alguns tempos na minha terra natal e era quase da família. É o futebol português - futebol que liga Portugal e Moçambique - que perde um dos seu pontos de referência. Moçambique orgulhava-se também desse símbolo. Os seus feitos vão perdurar". (RTP)
Passos Coelho: "Foi com profundo pesar e um agudo sentimento de perda que recebi a noticia da morte de Eusébio da Silva Ferreira. Eusébio levou a bandeira de Portugal e o nosso orgulho aos quatro cantos do mundo. Um génio do futebol e um exemplo de humildade, um atleta de excelência e um homem generoso e solidário, Eusébio foi para todos os adeptos do desporto, bem como para todos os Portugueses, um exemplo de profissionalismo, de determinação e de devoção às cores nacionais e do Sport Lisboa e Benfica. Com Eusébio, e com as memórias da Pantera Negra a dominar os relvados, o desporto, o País, a nossa história e a nossa ambição coletiva misturam-se. Essa memória nunca se apagará".
Jerónimo de Sousa: "Com o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, o país perde aquele que foi um símbolo maior do desporto nacional, reconhecido em todo o mundo pelo seu percurso no clube que representou - o Sport Lisboa e Benfica - e na Seleção Nacional".
Eusébio: Imagens de um dos maiores embaixadores de Portugal

0 comentários