Open top menu
segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pedro Sousa Bessa era filho único de Judite Sousa

Filho da diretora-adjunta de Informação da TVI morreu, domingo à tarde, vítima de paragem cardiorespiratória, após acidente numa piscina. O corpo de André Sousa Bessa é autopsiado esta segunda-feira. O funeral é amanhã.



"A palavra aqui é uma: André. O filho que sempre quis e que sempre me quis". Foi esta a primeira declaração de Judite Sousa sobre André Sousa Bessa, que morreu, domingo, aos 29 anos, "vítima de paragem cardiorrespiratória, na sequência de várias lesões internas", informou em comunicado o Hospital Garcia de Orta, em Almada.
Fruto do primeiro casamento da jornalista com Pedro Bessa, do Centro de Produção do Norte da RTP, André teve um acidente na piscina de uma moradia de amigos em Picheleiros, Azeitão, na Margem sul de Lisboa, onde estaria a participar de uma festa. Após cair, terá estado cerca de 15 minutos dentro de água.

O jovem foi levado inicialmente para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde terá chegado já em morte cerebral.
Transferido para a unidade hospitalar em Almada, "esteve mais de 24 horas ventilado, na unidade de cuidados intensivos, em coma não reativo". O óbito foi declarado ao final da tarde de ontem.
Em nome de Judite Sousa, o diretor de Informação da TVI, José Alberto Carvalho, leu um comunicado da pivô. Por escrito, Judite recordou André como "um homem maravilhoso e radiante de alegria, de vontade de viver, de exemplo de empenho, estudo, trabalho e força de vontade, e sempre atento, sempre disponível, sempre carinhoso". "Merece ser lembrado pela forma como tocou as pessoas com quem se cruzou, e sempre, e para sempre, a minha", terminou.

Durante o fim de semana, foram muitos os familiares e amigos que se deslocaram ao hospital, como Miguel Relvas, Fátima Campos Ferreira, José Alberto Carvalho, Joaquim Oliveira, Marques Mendes, José Eduardo Moniz, Manuela Moura Guedes e os filhos, José Rodrigues dos Santos e Vítor Gonçalves, entre outros.
Ainda através de José Alberto Carvalho, Judite Sousa e Pedro Bessa agradeceram "os milhares de mensagens de encorajamento e solidariedade que receberam", bem como deixaram "um profundo agradecimento" a todos os profissionais de saúde dos dois hospitais.
O corpo de André Sousa Bessa será autopsiado durante o dia de hoje. O velório está marcado para esta noite na Igreja do Colégio de São João de Brito, em Lisboa. O funeral deverá realizar-se amanhã.
Filho da diretora-adjunta de Informação da TVI morreu ontem à tarde, vítima de paragem cardiorrespiratória, após acidente numa piscina. O corpo de André Sousa Bessa é autopsiado hoje. Funeral será amanhã.
Margarida Lopes, namorada de André, deixou uma mensagem no Facebook dirigida ao companheiro: "Pico picão do meu coração... volta".



André Sousa Bessa era filho único de Judite Sousa e de Pedro Bessa, que pertence à administração do Centro de Produção do Norte da RTP. Frequentou o Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, e formou-se em Direito na Universidade de Lisboa.
Era, desde setembro de 2013, analista financeiro na Menlo Capital e deveria ir, no final deste verão, para Nuremberga, na Alemanha. "Já não irá iniciar em setembro a desafiante etapa profissional que tinha conquistado por direito próprio numa empresa multinacional, mas deixa-nos o seu testemunho e esse testemunho só pode ser traduzido por palavras. Por isso, como sabemos, nesta profissão as palavras são a nossa vida e neste momento aquilo que nos resta", disse Judite em comunicado.

Mais informações....


Pedro Sousa Bessa era filho único de Judite Sousa
Pedro Sousa Bessa era filho único de Judite Sousa


André Sousa Bessa estava internado desde sábado na unidade de cuidados intensivos do Hospital Garcia de Orta, em Almada. O analista não resistiu às consequências de queda numa piscina.


O filho de Judite Sousa, que na madrugada de sábado sofreu um acidente numa piscina, morreu este domingo no Hospital Garcia de Orta, na Margem Sul do Tejo. André Sousa Bessa tinha 29 anos, era filho da jornalista e diretora adjunta de Informação da TVI e de Pedro Bessa, que integra a administração do Centro de Produção do Norte da RTP.

A notícia da morte do filho de Judite Sousa foi comunicada às 18.30 desde domingo por José Alberto Carvalho, no Hospital Garcia de Orta. Num comunicado, em nome de Judite Sousa e de Pedro Bessa, agradeceu-se o apoio de familiares e amigos e pediu-se respeito pela privacidade "neste momento de dor".

Em nota enviada à comunicação social, o Hospital Garcia de Orta informou que André Sousa Bessa "foi vítima de paragem cardiorespirtória, na sequência de várias lesões internas". "André Sousa Bessa esteve mais de 24 horas ventilado, na unidade de cuidados intensivos, em coma não reativo", lê-se na nota enviada às redações.

André Sousa Bessa terá sofrido uma queda numa festa numa moradia particular, em Picheleiros, perto de Azeitão, e caído a uma piscina, onde terá permanecido cerca de 15 minutos submerso, tendo sofrido um traumatismo craniano e paragem cardíaca. Formado em Direito e analista de capitais de risco na Menlo Capital, foi transportado primeiramente para as urgências do Hospital de São Bernardo, em Setúbal. No entanto, a gravidade da situação obrigou a que fosse transferido para o Hospital Garcia de Orta, tendo estado em coma profundo e ligado a máquina de suporte de vida.

Durante o dia de sábado e este domingo, muitos foram os familiares e amigos de Judite Sousa e do filho que se deslocaram ao hospital para manifestar o seu apoio, entre os quais Miguel Relvas, José Eduardo Moniz, Fátima Campos Ferreira, José Alberto Carvalho, Joaquim Oliveira, Marques Mendes, Felipa Garnel e Rita Marrafa de Carvalho.



A jornalista, de 53 anos, nunca escondeu que o filho sempre foi a figura central da sua vida. "Sou uma mãe de um único filho, em quem centralizei os meus sonhos de menina", afirmou Judite Sousa em entrevista à revista Notícias TV em fevereiro passado. Já em setembro de 2013, aquando o lançamento do seu livro sobre Álvaro Cunhal, Álvaro, Eugénia e Ana, a diretora adjunta de Informação da TVI emocionou-se ao falar de André: "O meu filho é o homem da minha vida. É o único homem que nunca me desiludiu".

Desde que se soube do acidente de André Sousa Bessa que o apoio a Judite Sousa não tem parado nas redes sociais, com colegas e profissionais do pequeno ecrã a deixarem mensagen, bem como com a criação de uma página no Facebook "dedicada a todos aqueles que admiram e valorizam a jornalista". Entretanto, o perfil, nesta rede social, de André Sousa Bessa foi eliminado.

O comunicado emitido por Judite de Sousa e Pedro Bessa

A jornalista da TVI e o pai do seu filho confirmaram esta tarde a morte do jovem, de 29 anos, e pediram a todos que respeitem este momento de dor.



Judite de Sousa com o filho, André

Foi José Alberto Carvalho quem leu o comunicado emitido por Judite de Sousa e Pedro Bessa, a confirmar a morte do seu filho, André Sousa Bessa, na sequência de um acidente numa piscina durante a madrugada deste sábado, 28 de junho. O óbito foi declarado por volta das 18h30 deste domingo.

"Infelizmente o André não sobreviveu", disse o jornalista à porta do Hospital Garcia de Orta, em Almada, antes de ler a seguinte mensagem:

“Neste momento de dor, peço a todos os colegas jornalistas que se lembrem do valor das palavras.

A palavra aqui é uma: André… o filho que sempre quis e que sempre me quis; um homem maravilhoso, irradiante de alegria; de vontade de viver; de exemplo de empenho; estudo; trabalho e força de vontade. E sempre atento, sempre disponível, sempre carinhoso.

Já não irá iniciar em Setembro a desafiante etapa profissional que tinha conquistado por direito próprio numa empresa multinacional. Mas deixa-nos o seu testemunho. E esse testemunho só pode ser traduzido por palavras. Por isso, como sabemos nesta profissão, as palavras são a nossa vida e, neste momento, aquilo que nos resta.

O André merece ser lembrado pela forma como tocou as pessoas com quem se cruzou; e sempre e para sempre a minha”, leu o diretor de informação da TVI, visivelmente abatido. Em nome dos pais, José Alberto Carvalho pediu que seja respeitado este momento difícil: “Precisam de tempo, de espaço e de consideração na perda mais devastadora na vida de alguém que tem filhos”.


0 comentários