Open top menu
domingo, 6 de abril de 2014

Felipe Camargo na saída do velório do ator José Wilker na manhã deste domingo (6) (Foto: Roberto Valverde/Ed.Globo)

“Só tenho amor, muito amor, e agora saudades, sempre. Obrigada a todos pelo carinho.” Foi com estas palavras que Isabel Wilker, uma das filhas do ator brasileiro José Wilker, reagiu à sua morte nas redes sociais. No Facebook, a jovem, que é fruto da relação do ator com Mônica Torres, partilhou também uma fotografia onde os dois aparecem os dois abraçados e a sorrir.

José Wilker morreu na manhã de sábado, 5 de abril, vítima de enfarte fulminante. No momento em que começou a sentir-se mal estava acompanhado pela atual mulher, a jornalista Claudia Montenegro, mãe da sua filha Madá.

 Anteriormente, o ator, de 66 anos, já tinha sido casado com Renée de Vielmond, com quem teve outra filha, Mariana, Mônica Torres, mãe de Isabel, e com Guilhermina Guinle.
Filho de uma dona de casa e de um caixeiro-viajante, José Wilker de Almeida nasceu a 20 de agosto de 1946, em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, Brasil. A família foi depois para Recife, onde passou a infância. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967, com o intuito de estudar Sociologia, mas acabou por abandonar o curso e dedicar-se ao teatro a tempo inteiro.

Bandeira 2, que data de 1971, foi a sua primeira novela e quatro anos depois teve o seu primeiro papel de protagonista na televisão: deu vida a Mundinho Falcão em Gabriela, uma adaptação deWalter George Durst do romance de Jorge Amado Gabriela, Cravo e Canela.

Entre as telenovelas que marcaram a sua carreira estão também Roque Santeiro (1985) eSenhora do Destino (2004).

Ao longo da sua carreira participou ainda em 49 filmes, entre os quais Xica da Silva (1976), Bye Bye, Brasil (1979) e Guerra de Canudos.

Homenagens ....

Momentos depois de ser tornada pública a morte do atorJosé Wilker, várias caras conhecidas e colegas de profissão demonstrarem a sua tristeza, tanto nas redes sociais, como em declarações a vários meios de comunicação brasileiros.

Aguinaldo Silva
 (escritor): “Fizemos dezenas de trabalhos juntos. Era jovem demais para morrer! Sem José Wilker ficamos menores e mais pobres.” / “Desliguei os telefones todos. Não quero que me perguntem o que achei da morte dele. Estou triste. Morri um pouco. Não sei o que dizer!” /“José Wilker era nossa alternativa para o personagem que Dan Stolbach talvez não possa fazer. Eu o conhecia desde 1961, vivíamos no Recife.”;

Malu Mader (atriz): "Foi um susto, estamos todos chocados com essa morte. Ele era um apaixonado pela profissão, um ator de grande significado. Com ele em cena você entendia o objetivo de estar ali. Ele sempre foi uma inspiração para mim";

Antonio Calloni (ator): "Ele é um bem eterno. Nunca será uma perda";

Wolf Maya (realizador): "Estou completamente surpreendido. Era meu grande e querido amigo, um dos maiores companheiros. Estou muito triste";

Sónia Abrão (jornalista e apresentadora): “Não consigo acreditar que José Wilker morreu! Chocada!!!”;

Otaviano Costa (ator): “Na manhã de hoje faleceu o nosso amigo, colega de profissão, ator, José Wilker! RIP Zé! Fará falta!”;

Rafael Cortez (ator): “Morreu o José Wilker. Dia triste para a arte brasileira. Ele era produtivo, empreendedor, raçudo e talentoso. Uma tremenda perda. Força à família”;

Antonia Fontenelle (atriz): “Minha homenagem e desejo de muita luz para o querido Zé Wilker! Obrigada Zé por toda sua importância no nosso cenário cultural. Obrigada pelas suas palavras quando me dizia segure firme, seja forte e valente e lembre-se: ‘Nunca atravesse o túnel, para voltar é mais difícil’”;

Natália Rodrigues (atriz): "O Zé ensinou-me tanto quando comecei a trabalhar, foi uma das pessoas mais generosas com quem eu contracenei. Lembro-me quando era menina, de ele olhar para mim e dizer: 'Não queira ir para a universidade sem passar pelo liceu'. Palavras sábias que carrego sempre. Hoje o dia ficou cinza e o céu colorido para receber o Zé".




Felipe Camargo esteve no velório do ator José Wilker, que morreu após sofrer um enfarto na 
manhã de sábado (5), no Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (6).
"Falei com ele há três semanas, por telefone. Zé estava ótimo. É sempre muito bom falar com ele, sempre muito carinhoso. O José Wilker é uma referência para mim. Antes de eu pensar em ser ator, aos 11 anos, assisti à novela Bandeira 2, e fiquei impressionado. Eu nunca esqueci aquela atuação. Me marcou. Ele é o nosso Jack Nicholson. É um artista completo. Dirigia, escrevia e atuava", disse Felipe.
O teatro onde ocorre o velório tem intensa movimentação. Ainda no início desta manhã a volumosa coroa de flores enviada por Fausto Silva chegou ao local.
O ator Stepan Nercessian também esteve no velório. “Foi um cara surpreendente na vida e até na morte. Mas nos deixou muito cedo. Foi interrompido em pleno vôo. Ele era um cara ímpar. Não teria uma morte anunciada. Começamos juntos na novela Bandeira 2. Íamos à praia, ao teatro. Infelizmente, nos últimos anos não nos falávamos muito”, disse, contando ainda que a namorada do ator “está muito abalada”. “Wilker não parava de pensar. Ele foi protagonista da vida dele. Os papéis dele foram um reflexo disso”, completou Stepan.
Gloria Pires chegou para a despedida de Wilker acompanhada pelo marido, o músicoOrlando Morais. Muito abalada, a atriz disse que não tem condições de falar sobre a perda. Ao lado do ator, ela protagonizou a novela Suave Veneno (1999).
Betty Faria, com quem Wilker trabalhou em filmes como Bye Bye Brasil e novelas, também esteve no velório. "Comecei no teatro, jovem, com ele, na década de 60. Não realizei que não terei mais esse amigo. Ele deixa saudade da companhia dele, da risada, da cultura, de seu trabalho e de seu humor delicioso. Foi uma surpresa a morte dele. Saiu de cena muito rápido. Falei com ele na semana passada, por telefone. Ele estava se sentindo super saudável, fazendo uma dieta, bem feliz, caminhando com a namorada, se cuidando. Não entendo como isso aconteceu."
Genésio de Barros lembrou a o trabalho ao lado de Wilker na novela Amor à Vida, encerrada em janeiro. “Falei com ele por telefone há um tempo, ele me chamou par ver a peça dele. Fizemos Gabriela e Amor à Vida juntos. Essa notícia foi um choque. Temos quase a mesma idade. Era um amigo, um cara brincalhão.”
O ator Gracindo Jr. também lamentou a perda: “Perdi um grande amigo e um amigo da minha geração de atores. Zé é um mestre. Fiz novelas e peças com ele. Ele deixa uma história muito bonita. Todos os jovens atores devem se orgulhar da carreira como ele se orgulhava”, disse o ator, que não falava com Wilker há dois anos.
Cláudia Abreu e o marido, José Henrique Fonseca (Foto: Roberto Valverde/Ed.Globo)

Cláudia Abreu chegou ao Teatro Ipanema acompanhada pelo marido, José Henrique Fonseca, no fim da manhã de domingo, mostrando estar bastante abalada.
"Ele nunca passou despercebido em nada. Encontrei com o Wilker 20 dias atras, estava bem. Vai ficar presente na minha vida sempre. Ele era sarcástico, mas era brincadeira. Foi inesperado. Encontrei ele a ultima vez em uma reunião de amigos", disse Stênio Garcia, que foi ao velório acompanhado pela mulher, Marilene.
Na sala onde o corpo é velado, foi estendida uma bandeira do Flamengo, time do coração do ator, que está vestido com calça jeans, camisa e ténis pink, com o qual era constantemente fotografado.
Stepan Nercessian (Foto: Roberto Valverde/Ed.Globo)

Gloria Pires e o marido, Orlando Morais (Foto: AgNews)



Coroa de flores enviada por Fausto Silva (Foto: Roberto Valverde/Ed.Globo)
Enquanto Isabel veio do casamento com Mônica Torres, Mariana nasceu da relação com Renée de Vielmond. As duas mães chegaram ao local 15 minutos depois. O caixão com o corpo do ator foi trazido por volta das 22h. Tony Ramostambém compareceu ao teatro e deu sua declaração sobre o amigo. "Éramos muito companheiros. Não se explica dor. Dor é dor. É para toda a vida. Recebemos essa notícia logo pela manhã. Ele era uma pessoa sofisticada, sempre preocupado com a gente brasileira e com a cultura brasileira. Era muito inteligente, até mesmo na ironia". Susana Vieira e Marieta Severo chegaram pouco depois, assim como outros colegas de profissão.
Marcelo Serrado se surpreendeu com a morte, já que falou com José Wilker na tarde de sexta-feira (4). "Foi uma perda muito grande para a classe, um momento de muita dor. Ontem às 13 horas, eu falei com o José Wilker. Para mim, agora é muito estranho falar com uma pessoa às 13 horas de ontem e ela não estar aqui hoje."
"Perde um grande amigo. Falei com ele ontem sobre um projeto nosso e fiquei muito próximo dele neste final de vida. É muito bonito isso que está acontecendo no teatro agora. Minhas lágrimas já se foram todas. Ele me ensinou a não levar tão a sério a profissão e brincar”, comentou.
“Ele parava durante as gravações para falar sobre a vida, e era onde a arte e vida se misturavam. E para novas gerações, ele deixa um grande exemplo. Ele não era somente um dramaturgo, mas um pensador da arte", acrescentou Marcelo.
Malu Mader também prestou sua homenagem ao ator ao falar com a imprensa. "Ele é uma pessoa querida, uma pessoa maravilhosa. Vai ficar muito forte na nossa memória e que viviam intensamente e que vai lembrar sempre com carinho", falou a atriz.
Claudia Montenegro, a namorada de Wilker, foi consolada por Renata Sorrah e othon bastos (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)



Par romântico de Wilker em seu último trabalho, Amor à VidaCarolina Kasting também relembrou com saudade do artista. "Essa é uma entrevista que jamais gostaria de dar. Eu o conheci recentemente, mas o admirava desde o início da minha carreira. Era uma pessoa generosa, ímpar".
O diretor Dennis Carvalho, ao chegar á cerimônia, disse que não acreditou na morte de Wilker ao receber a notícia. "Achei que era fofoca, que era mentira. Ainda bem que ele morreu dormindo. E ele deve estar lá em cima brincando muito. A gente costumava brincar muito, sacanear todo mundo", lembrou ele com carinho. Renata Sorrah também mal acreditou na tragédia. "A gente não acredita no que aconteceu. Ele sempre foi cheio de energia e saúde", disse a atriz. 
José Mayer também conversou com a imprensa sobre o legado do amigo. "Houve uma perda da pessoa, mas um ganho muito grande da humanidade pela obra dele". Ary Fontoura, por outro lado, falou sobre o local da despedida ao ator. "Era uma pessoa muito generosa. O velório sendo no teatro, estamos voltando exatamente para onde ele começou".
O velório abriu ao público às 23 horas e dura até domingo. Desde a chegada dos familiares, mais de 60 admiradores já estavam aglomerados na porta do local.
Claudia Montenegro, a namorada de Wilker, foi consolada por Renata Sorrah e othon bastos (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)

Corpo de José Wilker chega para o velório (Foto: Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)
Morte
José sofreu uma parada cardíaca enquanto dormia na casa da namorada. Houve a tentativa de chamar o socorro do Hospital Samaritano, mas o ator já estava morto. O último trabalho de Wilker na televisão foi a novela Amor à Vida, encerrada em janeiro, em que interpretou o médico Herbert. Ao todos, ele participou de 29 novelas e 49 filmes.
Renée de Vielmond no velório de José Wilker (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)
Wolf Maya (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)
Renata Sorrah (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)
Letícia Sabatella e Giulia Gam (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)

Ao longo do dia, vários famosos deixaram nas redes sociais mensagens de carinho e apoio. Entre eles, a ex-mulher Guilhermina Guinle também se solidarizou. "Um beijo eterno nesse 'mestre absoluto'. Nesse homem Tão especial, tão inteligente, culto, divertido, de um humor sensacional... Amigo, pai maravilhoso, ser humano mais gentil que conheci, sensível, talentoso, e de uma profunda generosidade. Único. Com uma trajetória de vida emocionante e um profissional brilhante", escreveu.
Homenagem
Apesar da morte de José Wilker, a vontade de homenagear o ator este ano continuam nos planos do festival Cine PE de Audiovisual, que está na 18ª edição. De acordo com a assessoria do evento, a programação não será alterada. "Agora, mais do que nunca, sua homenagem permanece, da forma que planeamos e no dia que combinamos. Não terá a emoção que desejaríamos, pela alegria de estar conosco, mais uma vez. Mas, certamente será marcante pela dimensão do homem e da sua obra", diz o comunicado.
Tony Ramos (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)

Tony Ramos (Foto: Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Tony Ramos (Foto: Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Tony Ramos (Foto: Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Corpo de José Wilker chega para o velório (Foto: Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Corpo de José Wilker chega para o velório (Foto: Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Corpo de José Wilker chega para o velório (Foto: Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Familiares e amigos chegam a velório de José Wilker (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)

Velório de José Wilker aconteceu no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)

Mônica Torres (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)
Marieta Severo (Foto: Marcello Sá Barreto/AgNews)
Marcelo Serrado (Foto: Marcello Sá Barreto/AgNews)
Susana Vieira (Foto: Marcello Sá Barreto/AgNews)

Mônica Torres (Foto: Roberto Valverde/Revista QUEM)
José Wilker atuou na primeira versão de "Gabriela" e também participará da atual (Foto: TV Globo)

A morte de José Wilker na manhã de sábado (5) comoveu artistas nas redes sociais. O ator, de 70 anos, sofreu um infarto enquanto dormia no apartamento da namorada, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Várias personalidades usaram suas contas no Twitter para lamentar a perda.
Samara Felippo, atriz, com quem contracenou na minissérie JK: “Mais um talento absoluto se foi!!! Meu eterno JK!! Que Deus te receba com todo amor!! Meus sentimentos a família, todo meu carinho!”
Cacá Rosset, diretor, : "Chocado e triste com a morte prematura do grande ator Jose Wilker"
Stepan Nercessian, ator: "Wilker, querido amigo, irmão, parceiro da minha juventude. É inacreditável o que a vida tem feito. Cedo demais, amigo"
Alice Wegmann, atriz: "Em choque"
Otaviano Costa, ator e apresentador: "RIP Zé! Fará falta!"
Glória Perez, escritora: "O Zé Wilker??? Meu Deusss"
Maria Beltrão, apresentadora, em depoimento a Globo News: "Esse luto vai ser difícil. É uma morte difícil de digerir. Acho que fica a lição, a alegria, esse modo especial de ver a vida, ele tinha uma maneira wilkeriana de enxergar a vida"
Wolf Maya, diretor, em depoimento a Globo News: "Como todo brasileiro, estou entristecido. Ele era um dos meus atores preferidos. Noos conhecemos há muitos anos. Tive a chance de vê-lo no teatro. Ele é um dos nomes mais importantes do teatro e do cinema. Ele sempre corria riscos pela profissão. Ele era uma pessoa brilhante. Fica a saudade."
Renata Sorrah, uma das atrizes que mais contracenou com Wilker, em depoimento a Globo News: "É difícil acreditar. É difícil ligar morte ao Wilker. Ele era mjuito solar. Era o ator que eu mais trabalhei junto. era o ator que eu mais me dava bem. Fiz coisas deslumbrantes com ele. Ele deixa um ótimo legado de vida. Não acredito que isso aconteceu. Há 40 anos, atuei na primeira peça que ele escreveu. Nossa história é de irmão. Ainda não entendi esse momento direito de perda. Estou muito triste."
Dado Dolabella, ator, trabalhou com Wilker na novela Senhora do Destino (2004): "Não somos responsáveis pela nossa chegada e partida... Mas pela caminhada, sim... Parabéns, Zé! Brilhante sua trajetória!! Obrigado pelas aulas que você nos deu em cena e fora delas!! Descanse em força professor."
Mariana Ximenes, atriz: "Profundamente triste com a perda do Zè - artista maravilhoso, exemplo de amor ao nosso ofício!"
Antonio Petrin, ator: "Estou chocado! Acabo de saber da morte de meu amigo e grande ator e diretor José Wilker. Minha dor é imensa. Tivemos uma convivência linda quando participei do espetaculo Palácio do Fim, dirigido por ele. Sempre achei que os grandes não deveriam morrer... Vá em paz, meu grande."
Angélica, apresentadora: "Encontros sempre alto astral. Papo inteligente, generoso, muito enriquecedor estar ao seu lado. Vá em paz."
Daniela Mercury, cantora: "Estou sentindo dor de perder amigo.Dor de perder José Wilker, esse extraordinário ator que sempre admirei"
Serginho Groisman, apresentador: "Hoje tem uma homenagem a José Wilker. TambémMarcelo Adnet, Claudia Leitte, Marcius [Melhem], Juliana Paes, cenário novo, quadros novos"
Caetano Veloso, músico: "Morei com Wilker num apartamento da Senador Vergueiro quando vim pro Rio. Era uma 'república' compartilhada com Nenem Lopes Cansado. Eu achava Wilker lindíssimo. Ele ela bem magro e usava óculos. Tinha pinta de intelectual e não de galã, mas eu dizia que ele era um galã. Ele escrevia peças. Trabalhara no MPC no Recife. Não tinha sotaque nordestino. Era cearense. No exílio, já em 1970, surgiram capas de revista com Wilker de galã da Globo. Achei que eu tinha visto o futuro. Às vezes, em encontros casuais, eu lembrava essas coisas a ele e ele reagia com muita ternura. Ninguém nunca vai se esquecer do Roque Santeiro"
Ingrid Guimarães, atriz: "Eternamente sua fã José Wilker"
Paulo Ricardo, cantor: "R.I.P. José Wilker, um dos meus atores favoritos. 66 anos, uma pena..."

0 comentários