O Oscar pode ser a maior e mais tradicional cerimonia do cinema dos Estados Unidos, mas não é uma unanimidade. Algumas polémicas já circundaram a festa, e confere as principais ao longo de sua história aqui!
Jane Fonda ganhou o Oscare m 1971 por Klute, bem em uma época marcada pela Guerra do Vietnã, contra a qual a atriz lutava. Os membros devem ter respirado aliviados quando ela disse: "Há muito a se dizer, mas eu não vou dizer esta noite." (Foto: Getty Images)
Marlon Brando recusou seu Oscar por O Podroso Chefão em 1973 e mandou a atriz Sacheen Littlefeather ao pódium como um protesto contra o jeito como americanos indígenas são representados no cinema (Foto: Getty Images)
Em 1975, ainda por conta da guerra, Bert Schneider leu um telegrama do governo vietnamita no palco que dizia: Por favor, transmita aos nossos amigos na América parabéns por tudo o que eles fizeram em nome da paz. Frank Sinatra correu ao palco para impedir (Foto: Getty Images)
Vanessa Redgrave fez um discurso pró-palestina em 1977 ao ganhar o Oscar por Julia (Foto: Getty Images)
Elia Kazan ganhou um prémio por sua carreira em 1999, mas muitos membros da academia se recusaram a aplaudir de pé um homem que delatou comunistas para o governo norte-americano durante a Guerra Fria (Foto: Getty Images)
Michael Moore usou seu discurso de vencedor em 2003 para dizer que as eleições que escolheram George W. Bush como presidente dos Estados Unidos foram fictícias (Foto: Getty Images)
Ang Lee perdeu o prémio de Melhor Filme em 2005 com Brokeback Mountain, e muitos alegaram que a vitória de Crash foi por conta do teor homossexual do filme adversário (Foto: Getty Images)
0 comentários